I - Promover o estudo metódico da doutrina espírita, objetivando conhecer, compreender e divulgar os seus fundamentos, estabelecido na Codificação Kardequiana.
II - Realizar reuniões públicas e ou privadas para explanação do Evangelho Segundo o Espiritismo e da Codificação Kardequiana, e estudos dos fenômenos mediúnicos, psíquicos e parapsíquicos.
III - Realizar atividades de assistência espiritual em todas as suas modalidades.
IV - Praticar obras de assistência social no setor educacional, de saúde e cultura, visando o bem estar da coletividade. E permitindo os recursos sociais, tomar a iniciativa de empreender também a assistência à criança, à velhice desamparada, ao indigente, o amparo às famílias desprotegidas e à mãe solteira.
V - Manter, no aspecto administrativo, uma organização própria que atenda as suas necessidades e as exigências das normas legais dos poderes públicos.
Para mais detalhes leia:
1 - Estatuto Social
2 - Regulamento Interno
3 - Edital 924 Junho/2011 - DECRETO Nº 071/11, DE 30 DE MAIO DE 2011 - Declara de Utilidade Pública a Casa Espírita Cristã Dr. Bezerra de Menezes.
Um pouco da história
Ao se mudar para Caraguatatuba, em 2005, Otacílio Duque sentiu falta de uma instituição que atuasse de forma semelhante àquela que dirigiu por 15 anos, em Guarulhos, cidade em que morava anteriormente com sua família. Assim sendo, volta e meia conversava sobre o assunto com amigos e familiares. Até que um dia, em uma dessas conversas, que tinha com seu amigo Brito e sua irmã Maria José, surgiu a idéia de fundar aqui, em Caraguatatuba, uma Casa Espírita aos moldes da que conheceu em Guarulhos. Contaram então para os amigos, os quais de imediato apoiaram a idéia, e passaram todos a procurar um local para alugar.
Após muita procura, e com certeza guiados pelos amigos espirituais, chegaram a uma pequena casa, a de nº 847 na Av. Frei Pacífico Wagner, modesta e humilde na aparência material, mas grandiosa no plano dos trabalhos que estava para abrigar.
Clique para ampliar |
Ao longo dos anos a casa recebeu a ajuda e o carinho de muitas pessoas, e a indispensável assistência do plano espiritual e amigo para que os trabalhos em prol do espiritismo se desenvolvessem em várias frentes. Entre elas a participação de eventos de outros centros, a promoção de palestras ministradas por irmãos de outras cidades, as palestras cantadas pela irmã Paula Zamp, Vansan e outros.
Está claro que o movimento espírita do litoral norte tem se fortalecido muito, e a procura por irmãos de todas as classes tem crescido. Nesta caminhada, a Casa Bezerra de Menezes Caraguá tem procurado sempre fortalecer os laços de amizade entre todos os centros, gerando mais união e elos de fraternidade entre todos.